domingo, 9 de outubro de 2011

I Conferencia Municipal de Políticas Públicas e Direitos Humanos LGBT da Serra. Tema : “Cidadania LGBT: por uma Serra sem Discriminação”.

Por Maria da Penha Gaspar Pereira

Movimento Social da Serra/ES continua fazendo história em prol dos Direitos Humanos.

 
Aconteceu nos dias 27 e 28/08/11, no CRAS de Laranjeiras, a I Conferencia Municipal de Políticas Públicas e Direitos Humanos LGBT = Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais da Serra, com o tema : “Cidadania LGBT: por uma Serra sem discriminação”.

Na sua abertura tivemos a presença do Sub-Secretário de Direitos Humanos do Espírito Santo, Perly Cipriano, da Vice-Prefeita do Município Madalena Santana, do Secretário Municipal de Direitos Humanos Cléber Lanes, do Deputado Estadual Roberto Carlos, das Vereadoras Lourência Riani , Sandra Gomes , do Coordenador do Fórum Municipal LGBT da Serra Gean Carlos, dos membros da Coordenação Colegiada do Fórum Estadual e residentes na Serra/ES Cleber Teixeira, Deborah Sabará e Antonio Lopes que são moradores de nossa cidade e tem atuação em nível local, estadual e nacional.

Nos dois dias o evento contou com a presença de mais de 130 participantes; cerca de 45 propostas para o segmento LGBT para as três esferas de poder; Palestra Magna; Sorteio de brindes; shows de drags com Kiara Londres e Marisa; exibição do Curta “Eu não quero voltar sozinho”; de vídeos contra a homofobia produzido pelos alunos da EEEFM Hilda Miranda Nascimento – Porto Canoa = Serra/ES e retirada de delegados para a Conferência Estadual.

Foi de grande valia o apoio dos parceiros como a AGES = Associação de Gays do Espírito Santo, Centro de Testagem e Aconselhamento DST-Aids, Equipe do Babado Certo, Excentric Produções e Eventos Jornal ES Hoje; Space Pub – Vila Velha/ES; Thermas Loft Sauna – Parque Moscoso - Vitória/ES.

Também agrademos aos funcionários da Sedir e demais servidores e técnicos da Prefeitura da Serra/ES que auxiliaram no evento e a equipe organizadora do mesmo, formada pela ACARD (Associação Capixaba de Redução de Danos), Associação de Mulheres Unidas da Serra, Fórum Municipal LGBT, Fórum Chico Prego, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Direitos Humanos da PMS.

Especial agradecimento ao CDDH por disponibilizar o local de nossas reuniões e especialmente por nos acolher e estar em favor das lutas pela dignidade do ser humano e ainda ao Prefeito Sérgio Vidigal, pela convocação deste importante Conferência, que é um feito inédito na história de nosso município, estado e do Brasil. Na verdade o Espírito Santo está sendo considerando por alguns militantes como o estado que mais convocou Conferencias LGBTs no país. Um exemplo disto, que com exceção de Fundão, todos os demais municípios convocaram seus cidadãos para a Etapa Municipal.

Entendemos que o movimento LGBT tem tido importante conquistas na atualidade. Resultado de uma militância aguerrida e comprometida com a dignidade da pessoa humana independentemente de sua orientação sexual, opção religiosa, classe social ou distinção racial.

“Não queremos obrigar ninguém a gostar disto ou daquilo, o que queremos é respeito e cidadania a todos e todas as pessoas, sejam elas hetero ou homossexuais” afirma o Coordenador do Fórum LGBT da Serra, Gean Carlos que na ocasião convida a todos para a II Semana da Cidadania LGBT da Serra, entre os dias 04 e 14/11, sendo que no Domingo 13 de Novembro terá o Manifesto LGBT na Praia de Jacaraípe.

O coordenador encerra falando que as propostas e fotos da Conferencia estão no site
www.cidadanialgbtserra.blogspot.com e que maiores informações e convites para palestras em escolas, faculdades, etc... poderão ser feitas através do e-mail: forumlgbtserra@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário